![]() |
|
|
› Home
› Clube
› Craques
› Elenco
› Equipes › Estádio
› Hinos
› História
› Links
› Mascotes
› Museu
› Titulos › Uniforme › Vídeos |
» Antonio Quintal - Comentário sobre a PortuguesaPortuguesa vence o Náutico e ainda respira.
Ontem à noite no Estádio do Pacaembu, a Portuguesa, de virada, derrotou o Náutico por 2 a 1, em jogo válido pela trigésima terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Na Portuguesa as novidades ficaram por conta das voltas de Lúcio na meta, Paulo Sérgio na lateral direita, Héverton e Dodô no ataque.
Com isso o técnico Sérgio Guedes fez Fabrício retornar à lateral esquerda.
1º tempo.
Como se esperava, a Portuguesa começou a partida buscando o ataque, com o Náutico bem postado na defesa, buscando as jogadas rápidas de contra-ataques.
Mesmo com proposta ofensiva, a Portuguesa encontrava dificuldades para sair da marcação do Timbú.
Nas poucas jogadas realizadas pelo lado direito do ataque luso, os cruzamentos não saiam com precisão e a Portuguesa não conseguia criar as oportunidades de gol.
Por sua vez o Náutico também não levava perigo para o jovem Lúcio.
Aos 29’, o Náutico marcou seu gol com Geilson depois de boa trama pelo lado esquerdo do ataque pernambucano.
A Portuguesa teve sua única chance de marcar aos 36’. Fabrício desceu pela meia-esquerda, vislumbrou a passagem de Paulo Sérgio pela direita, passou-lhe a bola, o lateral buscou Dodô que se atrapalhou e não conseguiu finalizar.
Antes do final da primeira etapa, a Portuguesa perdeu Luís Ricardo contundido e fez entrar Fabinho.
Primeiro tempo muito fraco tecnicamente, onde tanto Portuguesa como Náutico justificaram porque de suas classificações.
Os pernambucanos mereceram a vantagem parcial, pois souberam aproveitar a única oportunidade que tiveram. A Portuguesa não conseguiu fazer a mesma coisa.
2º tempo.
Para a etapa final a Portuguesa voltou com Thiago Gomes no lugar do lesionado Fabrício.
O time luso perdeu a opção ofensiva pelo lado esquerdo com a saída de Fabrício.
Em desvantagem a Portuguesa reiniciou a partida atacando. Mas nos primeiros dez minutos, os erros e as dificuldades da fase inicial foram repetidos.
O Náutico se defendia e buscava o contra-ataque. Aos 7’, depois de boa trama do ataque pernambucano, Bruno Meneguel realizou grande jogada pela esquerda e assustou o goleiro Lúcio. Quase o segundo gol do Timbú.
Aos 10’, Marco Antonio tentou o chute de fora da área, pela meia esquerda, e acertou o travessão do goleiro Bruno.
O gol de empate da Portuguesa surgiu aos 15’. Fabinho sofreu falta pela meia-esquerda. Marco Antonio cobrou com efeito pelo alto, Glauber apareceu atrás da zaga do Náutico e desviou de cabeça no canto esquerdo de Bruno.
Depois de dois minutos surgiu o gol da virada rubro-verde. Jogada feita pelo lado direito do ataque. Fabinho e Dodô trocaram passes e Héverton finalizou no canto esquerdo baixo da meta pernambucana.
Mesmo sem mostrar um grande futebol, a Portuguesa ganhou moral e cresceu em campo.
Perdendo, o Náutico mudou sua forma de jogar, abriu seu sistema defensivo e tentou igualar o marcador.
Aos 31’, depois de um erro do meia Héverton no seu campo defensivo, o Náutico quase empatou quando Lúcio rebateu um chute de Cristiano e Giovani desperdiçou o rebote e arrematou sobre o arco luso.
Para sorte da Portuguesa, no minuto seguinte surgiu o terceiro gol luso. Marco Antonio cobrou escanteio pela esquerda, Ademir Sopa subiu entre os zagueiros do Náutico e testou para fechar o placar.
Depois disso, o panorama foi favorável aos contra-golpes da Portuguesa. O Náutico buscava o ataque, deixava sua defesa desguarnecida.
A partida foi encerrada com a vitória da Portuguesa.
Na Lusa:
Lúcio: Me pareceu nervoso, largando bolas defensáveis. Não teve culpa no gol do Náutico. Nota 5,0
Paulo Sérgio: Apenas razoável. Nota 5,0
Domingos: Atuação habitual. Nota 5,0
Preto Costa: Não comprometeu. Nota 5,0
Fabrício: Jogou só o primeiro tempo, não conseguiu acertar o gol de Bruno. Nota 5,0
Ademir Sopa: Boa partida. De quebra fez um gol. Nota 6,0.
Glauber: Fraco no primeiro tempo. Melhorou depois que fez o gol. Nota 6,0
Marco Antonio: Outro que não foi bem no primeiro tempo, errando passes e centralizando o jogo. Melhor no segundo tempo. Foi importante na bola parada. Nota 6,0
Heverton: Confuso no primeiro tempo. Cresceu no segundo tempo. Nota 6,0
Dodô: Fraco, sem movimentação e aceitando a marcação contrária. Nota 3,0
Luís Ricardo: Fraco. Criou pouco. Nota 3,0
Thiago Gomes: Entrou bem na partida e cumpriu seu papel. Nota 6,0
Fabinho: Seu maior mérito foi a movimentação. Nota 5,0
Marcos Paulo: Jogou pouco tempo e não teve tempo de aparecer. Sem nota.
Sérgio Guedes: Sem muitas opções fez o que deu para montar o time para iniciar a partida.
Depois teve dois jogadores contundidos que precisaram ser trocados. Ainda assim conseguiu fazer com que a Portuguesa melhorasse no segundo tempo. È verdade que o time não apresentou um grande futebol, mas pelo menos jogou para vencer e conseguiu.
Esse técnico me parece enxergar as necessidades que a Portuguesa tem. Não só dentro de campo, fora dele também. Ele respeita e trata a Portuguesa como time grande. Isso é muito importante para o clube. Nota 7.0
FICHA TÉCNICA
Portuguesa 3 x 1 Náutico
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP
Portuguesa
Náutico
Depois de vencer o Náutico ontem a Portuguesa chegou aos 50 pontos na sexta-colocação. Uma vitória que possibilitou ao time do Canindé ficar há cinco pontos do G4, depois da derrota do América MG.
A situação ainda é das mais complicadas, já que a Portuguesa precisará vencer as cinco partidas que restam no campeonato.
Uma tarefa difícil, onde a equipe precisará jogar um futebol muito mais qualificado do que o apresentado ontem.
É óbvio que as possibilidades existem, mas não se pode esconder que o time luso só conseguirá a classificação se mudar de postura, for mais ligado nos jogos, mais combativo, mais determinado, e acima de tudo encontrar a regularidade tão necessária. Caso contrário as cinco vitórias não acontecerão.
Teste seus conhecimentos sobre a Portuguesa. Vamos ver quem é o bom de Portuguesa?
São cinco questões sobre a história da Portuguesa.
Teste nº 6
1- De qual o clube a Portuguesa contratou o goleiro Miguel nos anos 70?
a- Botafogo R. Preto
2- Em qual estádio foi disputado o jogo Portuguesa 3 x 0 Corinthians nos anos 60, quando o atacante Mendes marcou os três gols da Lusa?
3- De qual clube a Portuguesa contratou o meia Dicá nos anos 70?
4- Quem foi o Capitão da Portuguesa na campanha do vice-campeonato Paulista de 1985?
5- Em que posição jogou Bentinho quando defendeu a Portuguesa nos anos 90?
a- goleiro Um abraço e até a próxima,
Antonio Quintal
|
| © 2008 Alma Lusa - Todos os Direitos Reservados | |